10/11/2016

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard


A Rainha Vermelha

Título: A Rainha Vermelha 
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Número de páginas: 422
Ano de lançamento: 2015
Avaliação: ★ ★ ★ ★

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.


Com uma narrativa em primeira pessoa, a autora mergulha no dia a dia e pensamentos da protagonista, focando bastante na opinião da personagem em relação aos acontecimentos que a cercam. 
A narrativa da autora me causou controvérsias. Enquanto em alguns momentos eu me via completamente envolvida por ela e devorava a história, em outros, os fatos narrados ficavam um pouco confusos, e até mesmo me impedia de compreender o que estava acontecendo naquele momento e imaginar o cenário. 
Devido a minha preferência por narrativas mais continuas, onde a passagem do tempo ocorre com menos frequência e abrangem períodos mais curtos, essa deixou um pouco a desejar nesse quesito. Em diversos momentos a autora quebrava a narrativa, retomando-a após horas ou até mesmo dias, o que interrompia a fluidez da trama de forma muito brusca e acabava deixando um "buraco" na história.
Minha relação com a protagonista foi bastante bipolar. Enquanto em alguns momentos eu compreendia suas frustrações e suas atitudes diante dos acontecimentos, em outras ela tomava decisões bastante inconsequentes e que me faziam querer gritar com ela. Mas apesar de tudo, eu gostei da Mare. 
A ação sem duvidas é um ponto forte do enredo, e ocorre em vários momentos. Sem duvidas deixaram a leitura muito mais empolgante.
Apesar de minhas críticas ao livro terem sido muitas, de forma alguma foi uma leitura ruim ou deixou a desejar. Pelo contrário, a autora conseguiu me surpreender em vários pontos, me cativar com sua narrativa e torcer pela personagem e ainda correr atrás dos próximos volumes. Então, sim, a leitura de A Rainha Vermelha está super recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário