19/09/2016

Resenha: O Futuro de Nós Dois


O Futuro de Nós Dois

Título: O Futuro de Nós Dois
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Número de páginas: 384
Ano de publicação: 2013
Avaliação: ★ ★ ★ 

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...






Logo de cara o livro já me encantou com sua premissa inusitada. Imaginar como era a vida antes de o uso da internet ser tão comum como atualmente é praticamente impossível, então ao me deparar com um enredo que se trata exatamente disso, não pensei duas vezes.
A duas décadas atrás o mundo começava a entrar no que futuramente viria a ser uma febre, a internet. Ao ganhar o seu primeiro computador Emma não esperava que poderia, literalmente, ver o futuro. E ao se deparar com sua vida dali a quinze anos, ela não pode evitar da uma olhada e fazer algumas mudanças...
Com pontos de vista intercalados, ora do Josh ora da Emma, os autores desenvolvem o enredo de forma mais lenta e em primeira pessoa. Com uma escrita bem simples e leve Jay e Carolyn conduzem a história sem grandes eventos.
O enredo em si não é muito elaborado, focando mais no drama que ronda a vida dos protagonistas e em seus respectivos dia a dia na escola, o que me decepcionou um pouco, já que esperava uma história um pouco mais movimentada e com mais acontecimentos.
Apesar de conter um grande número de páginas, a história em si se passa em um curto período de tempo, o que mal dá para notar, a não ser pela presença de horários ao longo do livro, que nós permite saber o tempo exato em que as coisas acontecem.
Confesso que a leitura acabou me decepcionando. Não só pela forma como ou autores desenvolveram um tema tão criativo e inusitado, como pelos próprios protagonista, pelos quais eu não conseguir me afeiçoar tanto como gostaria.
No geral foi uma leitura bem rápida, simples e com um final bem previsível. E apesar de não poder ser classificada como clichê, ainda sim acabou sendo apenas mais um young adult sem uma grande elaboração e surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário