29/02/2016

[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Como Eu Era Antes de Você
Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Ano de publicação: 2013
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


   Louisa leva uma vida normal, tem um emprego, um namorado e mora com a família. Até que o café onde trabalha fecha as portas e ela precisa rapidamente encontrar um novo para ajudar com as despesas da família. Mas parece que arranjar um emprego quando não se tem muitas qualificações ou experiência é mais difícil do que pensava. Até que ela consegue trabalho como cuidadora, onde terá que cuidar de um tetraplégico.
   Infelizmente, livro teve inicio de forma bem arrastada, não pelo que estava sendo narrado e sim a forma como isso era conduzido. Achei que isso se seguiria durante todas a leitura, mas após umas 50 cinquenta páginas - o que foi mais do que eu gostaria - a leitura se tornou bem mais fluida, mas mesmo assim se tornou tão envolvente. Mas isso não atrapalhou de forma alguma meu envolvimento com os personagens.
   É importante dizer que esse não é um romance onde os personagens se apaixonam logo de cara. Pelo contrário, a relação entre a Lou e o Will não é nada  amigável no inicio, o que torna tudo ainda mais difícil. Mas com o tempo eles vão desenvolvendo um vínculo, mas a parte romântica fica poderíamos dizer que ela praticamente não acontece.

                 "Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e                 escorre e a vida - a vida real - parece distante"

   Uma das peculiaridades da história é o estilo da protagonista. Sempre com roupas bem coloridas e diferentes, Louisa se destaca claramente de todos os moradores de sua cidade, não só por suas roupas divertidas mas também por sua personalidade que intriga, principalmente a Will. Mas por trás de toda essa alegria, Lou esconde um segredo, algo que marcará sua vida para sempre. Sem duvida, essa foi uma das grandes surpresas da trama, já que eu não esperava que por trás de todo esse alto astral estaria algo tão sombrio.
   Ao longo da trama nós acompanhamos a formação de uma amizade entre os protagonistas e os esforços da Lou em mostra-lo que a vida é muito mais que ficar preso no quarto. Além de, é claro, sua vida pessoal e seus dramas familiares, que não são poucos.

                "De repente tive a sensação de ver o tempo passar e de perder                     grande parte dele nas pequenas idas e vindas pelo mesmo caminho                 [...] As besteiras de sempre. A mesma rotina."

   Confesso que, mesmo entendendo a proposta do livro e estar me tocando com o que estava acontecendo, eu realmente ainda não tinha chegado na parte que fazia tantos leitores se apaixonarem por ele, ou talvez tenha simplesmente passado sem que percebesse. Mas eis que chega essa parte tão especial e pude entender perfeitamente o que todos queriam dizer. Não é sobre um romance de contos de fadas, também não é sobre um casal que se apaixona de uma hora para outra, é sobre como tudo se desenvolve, e mais importante, como tudo termina. 
    O livro teve um fim tão forte e inacreditável, que eu não pude acreditar, muito menos aceitar que aquele seria o fim - não pareceu nem um pouco justo. Mas essa é a grande verdade, mostrar que o romance perfeito não precisa ser aquele que dura eternamente, mas sim aquele que é perfeito enquanto dura. E esse, simplesmente, foi.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário