30/01/2016

[Resenha] Azar o Seu! - Carol Sabar / Desafio Traveling with Books (2ª edição)

E para a primeira resenha para a segunda edição do Desafio Traveling with Books, eu trouxe um chick lit nacional para cumprir o desafio Ler um livro cujo título comece com a primeira letra do seu nome, e como meu nome começa com 'A' eu aproveitei a oportunidade para ler um livro nacional que eu já estava querendo a bastante tempo.


Azar o seu!
Título: Azar o Seu!
Autora: Carol Sabar 
Editora: Jangada
Número de páginas: 368
Ano de publicação: 2013
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo...
O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor!
Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... 


Nesse chick lit nacional, a autora retrata sua história com uma narrativa bem leve e divertida, mas que também apresenta diversas passagens mais reflexivas e elaboradas. Dessa forma, a leitura se torna super fluida e gostosa, mas sem perder a seriedade de certas situações.

       "Até que ponto nossas vidas tinham sido influenciadas por
       nossos pais? Até que ponto era só deles a gloria do que dava 
       certo ou a culpa do fiasco?"

O inicio do livro é um pouco mais parado, já que a autora leva esse tempo para focar um pouco mais no passado da protagonista e dar inicio ao romance. E isso se estende até uma pouco antes da metade, que é quando a história sofre uma reviravolta e varias coisas começam a acontecer deixando a leitura muito mais difícil de largar.
Ao contrário do que pode parecer, a Bia não leva o livro inteiro para descobrir que o desconhecido é o Guga, é claro que isso demora um pouquinho para vir a tona, mais assim que acontece a trama passa a ter um rumo bem diferente e bem mais divertido.
É fácil se envolver e se divertir com a história, principalmente por conta da narrativa, onde a protagonista cria diálogos que se referem diretamente ao leitor, e a própria protagonista que é super dramática e nos diverte aos montes com as diversas situações engraçadas e insanas de sua vida.


       "Eu nunca havia ligado para um telessexo na vida, seria carência 
       demais até para mim, que já havia digitado 'I love you' no
       Google Tradutor e clicado no botão ouvir só para me emocionar 
       com a voz da maquina declarando seu amor por mim."

Por ser uma obra nacional, é muito fácil se identificar com a história, principalmente quando se trata do ambiente que ela está se passando. E essa foi uma das características que eu mais gostei no livro, o quão próximo ele é da minha realidade, o que deu a história um ar muito mais real do que muitos livro de literatura estrangeira.
Uma leitura envolvente e divertida que vai te fazer rir, se emocionar e torcer pela protagonista do começo ao fim. A Bia te cativa com sua personalidade e sua história, além de sua vida amorosa e regrada de azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário