23/12/2015

[Resenha] A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert - Joel Dicker


A verdade sobre o caso Harry Quebert

Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor: Joel Dicker
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 576
Ano de lançamento: 2014
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha.
Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato.
Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada.



Nesse thriller nós conheceremos o drama divido por Marcus após o grande sucesso de seu primeiro livro até a pressão que sofre de sua editora para a entrega do próximo original o mais rápido possível, o problema é, ele não consegue escrever mais nada, pelo menos não algo que ele julgue bom o suficiente para recoloca-lo no topo. Marcus pede ajuda a seu ex professor da faculdade, Harry Quebert, que o convida a passar um tempo em sua casa. E é nessa viagem que ele descobre quem a muitos anos seu mentor teve um caso com uma menina de 15 anos, e que até então estava desaparecida. Até que seu corpo é encontrado enterrado no jardim de Harry, juntamente com o exemplar original de seu livro mais famoso. Por acreditar na inocência do homem que o ensinou tudo o que sabe, Marcus vai fazer de tudo para provar que o mundo está errado, enquanto tenta escrever sua próxima obra.
Com uma escrita bem simples, o autor nos conduz por sua história de forma calma e sem muitas descrições sobre o cenário, intercalando sua forma narrativa entre em primeira pessoa, onde conhecemos os fatos pela visão do protagonista Marcus em tempo real, e em terceira pessoa, onde conhecemos os fatos ocorridos no passado.
No inicio de cada capitulo, há trechos de conversas entre o Marcus e Harry, que funcionam como conselhos dirigidos a Marcus por seu mentor, os quais só compreendemos a existência ao final da leitura.
Outro ponto diferente do livro são as datas presentes em diversos momentos, permitindo que o leitor tenha uma facilidade muito maior de acompanha e entender a ordem cronológica dos fatos conforme eles vão sendo narrados, já que a história volta diversas vezes ao tempo passado.
Confesso que eu esperava que o livro fosse um pouco diferente, mas de forma alguma foi decepcionante. Pelo contrario, é uma leitura onde a tensão e as reviravoltas tomam conta da história do começo ao fim. Além dos fatos que nós já sabemos no inicio, como o de o Harry ter tido um caso com Nola no verão de seu desaparecimento, a também inúmeros outros que são revelados aos poucos e o autor não mediu esforços quando o objetivo era prender a atenção do leitor e ele fez isso de forma genial. 
Porém, algo que me incomodou bastante durante a leitura foi uma das personagens mais importantes da historia: Nola. Tenho que admitir que não gostei nem um pouquinho dela. Os trechos que mostram como ela e o Harry se conheceram não me agradaram nem um pouco por conta a própria personalidade da personagem. Talvez por se tratar de uma menina de quinze anos, suas atitudes até possam ser justificadas e compreendidas, mas para mim isso foi mais difícil.
A contrapartida, não se pode deixa de mencionar o humor presente no enredo, que apesar de raro, ele acaba por deixar a leitura mais leve e divertida. E a personagem responsável por proporcional momentos de risadas é a mãe de Macus, que é uma figura e ta sempre preocupada com a vida amorosa de seu filho.
E depois de todas aquelas reviravoltas e segredos sendo revelados, a verdade finalmente vem a tona de forma certamente inesperada. Pela forma como a história havia sido conduzida, qualquer um poderia ser suspeito ou ter algum envolvimento no crime, e nisso o autor foi genial, deixando somente para o ultimo minuto que a real verdade fosse posta na mesa. Trazendo assim um final incrível e surpreendente. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário