17/08/2015

[Resenha] Mentirosos - E. Lockhart


Mentirosos

Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de páginas: 272
Ano de lançamento: 2014
Avaliação: ★ ★ ★ ★


Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.



Para quem nasceu na família Sinclair ser sempre feliz e confiante é uma regra, além do padrão físico e a riqueza, demostrar fraqueza não é uma opção para nenhum deles. Nessa renomada família americana, os problemas não devem vir a tona para ninguém.
Todo ano a família passa as férias de verão em uma ilha particular, esbanjando sua fortuna e perfeição durante três meses. 
Os mentirosos são formados por, Cadence, a principal herdeira, Mirren, Johnny e Gat. Com exceção de Gat, que não faz parte da família, todos vivem sobre constante pressão de seus pais para que não sejam deserdados. Todos os verões são incríveis, com excessão do verão dos quinze, no qual Cadence sofre um estranho acidente e passa um ano com fortes dores de cabeça e amnésia. No ano seguinte, ao voltar a ilha ela começa e reunir lembranças do que aconteceu, já que sua família se recusa a tocar no assunto.
Apesar da premissa bem interessante e curiosa, já começo dizendo que o livro não conseguiu me envolver de primeira, admito que demorei muito mais do que o esperado para engatar na leitura.
Mentirosos é composto por vários personagens com personalidades bem especificas, e dentre eles o que mais se destaca é o Gat, tanto por não pertencer a família Sinclair quanto por seu jeito de contrariar todo aquele estilo de vida extravagante; e ele foi, de longe, o meu personagem que eu mais gostei.
Um grande destaque para a leitura foi a escrita da autora. Os artifícios da linguagem foram muito bem explorados por ela para expressar certas situações de forma mais intensa e , com o uso de metáforas. Sendo no geral bem simples, a escrita dela não conseguiu me envolver, apesar de o livro possuir uma fluidez natural e bem notável. Além do acréscimo de algumas histórias escritas pela própria protagonista.
Como estamos falando de um young adult, não poderia deixar de faltar um romance entre os personagens, e sim, de fato ele aparece em algum momento. Mas vale dizer que ele não é o foco da histórias, apesar de as vezes a autora dar uma certa atenção para essa parte, ele aparece bem leve e superficial. 
Ao longo da leitura, vamos tentando buscar informações e suspeitas sobre o que teria acontecido no verão dos quinze, porém, a autora não da muitas dicas, o que torna difícil de criar suspeitas. Até que o grande final finalmente é revelado de forma completamente inesperada e chocante.
Sobre o final, nem preciso dizer o quanto chocante ele foi, fez tudo sobre a leitura parecer obvio e louco. Eu com certeza adorei esse final, porém, quanto ao livro como um todo, foi sim uma boa leitura, mas não uma das minhas favoritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário