21/06/2015

[Resenha] Como Falar com um Viúvo - Jonathan Tropper

Como Falar Com Um Viúvo
Título: Como Falar com um Viúvo
Autor: Jonathan Tropper
Editora: Sextante
Número de páginas: 272
Ano de lançamento: 2010
Avaliação: 
★ ★ ★ ★ ★

Doug Parker não foi um aluno brilhante, não conseguiu entrar para nenhuma universidade de prestígio e era demitido dos empregos de redator com relativa frequência. Enfim, não levava nada muito a sério até conhecer Hailey, bonita, inteligente e cerca de 10 anos mais velha que ele.
Quando os dois se casam, Doug deixa para trás a descompromissada vida de solteiro e se dedica a esse amor, acreditando finalmente ter encontrado seu rumo. Mas, dois anos depois, Hailey morre em um acidente de avião e tudo perde o sentido.
Tentando lidar com o luto, Doug passa a escrever uma coluna chamada "Como falar com um viúvo", em que desabafa sua dor, relata a dificuldade de expressar seus sentimentos e se lembra da esposa de maneira sincera e cativante. A coluna se torna um grande sucesso - algo com que ele sempre sonhou - só que, infelizmente, no momento errado.

Em meio a seu drama, Doug se vê às voltas com o enteado rebelde e a irmã gêmea que se mudou para sua casa decidida a fazê-lo voltar a se relacionar com outras mulheres. E então nada mais é como antes: sua vida passa a se desenrolar em uma divertida sucessão de encontros desventurados e insólitas confusões familiares.
Entre tropeços, atropelos e as mais loucas situações, Doug começa a tocar sua vida, ainda que não saiba muito bem para onde. Afinal, muitas vezes o melhor a fazer é seguir em frente.



Doug nunca esperou encontrar sua alma gêmea, mas quando ela apareceu ele não pensou duas vezes em ficar ao seu lado. Até que uma viagem de avião custou a vida desse amor, dois anos depois de casados. Agora, um ano depois de suas morte, Doug não se absteve desse luto e se recusa a deixar que a vida que tiveram juntos se passe apenas de mais uma lembrança. 
Para desabafar sua dor, ele passa a escrever uma coluna chamada "Como falar com um viúvo" que está fazendo um grande sucesso, isso graças a morte se sua esposa. Amém disso, tem que lidar com os problemas de comportamento de seu enteado e com a irmã gêmea, que acaba do se mudar para sua casa para traze-lo de volta à vida, o que inclui ter alguns encontros.



O livro narrado em primeira pessoa conta a história de um homem que a uma ano desistiu de tentar achar graça na vida e está desposto a se afogar na bebida se for preciso. Triste e culpando não só a si mesmo, mas também ao universo e aos que seguiram em frente após sua perda Doug vai narrando a história de sua vida. 
Uma mistura de drama com toque de humor, o autor nos leva a conhecer o mundo pelo ponto de vista de um personagem masculino melancólico, cuja vida se perde após a perda da mulher que tando amava. Mesclando passado com presente em uma narrativa fluida, envolvente e bem construída cercado de dramas familiares e bons toques de humor.
Emocionante e engraçado Jonathan criou um livro repleto de lindas passagens, e que nos mostra que seguir em frente não significa esquecer o passado e sim torna-lo parte do que te fez chegar ao futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário