11/05/2015

[Resenha] Maybe Not - Colleen Hoover / Maratona Traveling with Books - Maio 2015

Oi pessoal, mais uma leitura concluída para a maratona Traveling with Books. Esse mês o país sorteado foi Estados Unidos e o livro escolhido foi um de uma das minhas autora favoritas...


Titulo: Maybe not (talvez não)
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria Books (editora estrangeira)
Número de páginas: 129
Ano de lançamento: 2014
Avaliação: ★ ★ ★ ★

Quando Warren tem a oportunidade de viver com uma colega de quarto, ele instantaneamente concorda. Poderia ser uma mudança excitante.

Ou talvez não.
Especialmente quando essa colega é a fria e, aparentemente, calculista Bridgette. Tensões vão a mil e os temperamentos explodem pelo fato de os dois não suportarem estarem juntos no mesmo lugar. Mas Warren tem uma teoria sobre Bridgette: qualquer um que possa odiar com tanta intensidade também pode amar com a mesma intensidade. E ele quer ser o primeiro a testar essa teoria.
Será que Bridgette irá dar uma chance para Warren e, finalmente, aprender a amar?
Talvez sim.
Talvez não.




Maybe not é o volume que complementa a história de Maybe Someday, onde as história são contadas de forma paralela, sendo assim tanto faz você ler um ou o outro primeiro, apesar de Maybe Someday ter sido lançado antes de Maybe not, a compreendia dos enredos não é prejudicada.
 
Warren é um rapaz de 24 anos é o empresário da banda Sounds of Cedar, que acaba de ganhar uma nova companheira de quarto. Bridgette, trabalha como garçonete em uma lanchonete chamada Hooters e, ao contrario dele, é uma garota fria e estressada que parece nunca estar feliz com nada, porém tem um corpa que fara Warren esquecer o quão insuportável ela pode ser. E a relação entre eles não vai ser tão boa quanto ele esperava.
O livro é uma novela, narrada pelo ponto de vista do Warren. Um new adult que mistura altas doses de risada e tensão entre os personagens, e um pouco de drama. A escrita é bem fluida e simples, o que me surpreendeu um pouco, já que a escrita da Colleen costuma ser mais envolvente, poética e bem trabalhada, e isso não acontece nesse livro, que foi escrito de forma mais direta e sem nenhuma enrolação.
Diferente dos demais livros da autora, esse é bem mais curto e possui menor desenvolvimento dos personagens e a história acontece com um ritmo mais acelerado. A primeira metade do livro é muito mais carregada de tensão, humor, revelações e "confusões", o que para mim foi a melhor parte de toda a história. Já da metade para o final a história vai se tornando mais lenta e com menos desses toques que faz o leitor não querer parar de ler o livro.
Os personagens secundários não tem uma construção psicológica muito marcante e aparecem tanto, o foco principal do livro é nos protagonistas, que vivem em pé de guerra e trazem.
Por se tratar de um romance new adult já se sabe o que esperar do livro e do final dele, mas esse foi um tanto quanto diferente e inesperado.

Opinião: Essa não é a minha primeira experiencia com a autora, por isso eu esperava mais. Não sei se foi porque a proposta da Colleen era escrever um livro mais curto e direto e eu esperasse uma história mais construída e elaborada. A ideia que a autora teve para construir a história foi muito boa, personagens com características bem distintas, um ambiente mais familiar e altas doses de conflitos e humor entre os protagonistas, mas eu não achei que a divisão do livro foi bem feita, ela coloco muita coisa no começo do livro, e no final, pareceu que ficou sem ideias do mais acrescentar à história. O Warren é muito engraçado, eu não conseguia parar de dar risada com as coisas, as vezes muito sem nexo, que ele dizia. De todo jeito o livro é ótimo para quem está procurando um new adult mais curto e divertido e  essa é uma boa opção apesar de, na minha opinião, não ter sido um dos melhores da Colleen.





Nenhum comentário:

Postar um comentário