09/03/2015

[Resenha] A casa assombrada - John Boyne / Maratona Traveling with Books - Março 2015






Oi pessoal! Hoje trago para vocês o segundo livro que eu li para a maratona Traveling with Books. Esse mês o país sorteado foi: Irlanda! E quando eu já perdia as esperanças de encontrar um autor(a) irlandês, eis que surge ele... Um autor que todo mundo já, pelo menos, ouviu falar. Muito conhecido entre os leitores e, como eu o conheço agora: a revelação de nacionalidade menos esperada do ano. 
John Boyne! Sério, quando eu ia adivinhar que ele é Irlandês?! Nunca.
Sem mais enrolar, como eu já fiz né, vamos a resenha.


A Casa Assombrada

Título: A casa assombrada
Autora: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 296
Ano de Lançamento: 2015
Classificação: ★ ★ ★ ★

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior. 
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.

A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…


O pai de Eliza morreu recentemente. Sem condições de se manter na cidade e a procura de um novo começo para sua vida, ela encontra um anuncio feito por H. Bennet, a procura de uma governanta para cuidar e educar as crianças de Gaudlin Hall, em Norfolk, Inglaterra.
Ao chegar no casarão, Eliza só encontra Isabella e seu irmão de 8 anos, Eustace, ninguém mais. Eliza parte em busca de informações sobre as crianças e seus pais, mas todos a evitam. Além de eventos sobrenaturais que começam a ocorrer na casa.
Eliza tem 21 anos e é uma mulher forte e determinada, disposta a desvendar os mistérios de Gaudlin Hall. Julgada por ser solteira e ser considerada uma mulher "moderna" e independente que corre atras das coisas sem medo das consequências.
A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista. 
Apesar de se passar no ano de 1867, John Boyne consegue escrever de forma muito fluida e atual, porém com traços de como se estivesse sito escrito naquela epóca. Mesclando ficção e suspense, o autor conduz uma história cheia de revelações e segredos escondidos que vai com certeza surpreender o leitor.

Opinião: Pelo John ser um autor super bem avaliado por seus leitores, eu esperava um pouco mais desse livro. Essa foi a minha primeira experiencia com o autor e a escolha desse livro veio por contar da premissa que parece ser intensa e cheia de suspense. O livro teve um ritmo bem acelerado em algumas partes, e menos em outras, mas sem que a narrativa fique parada e fique chato. O livro tem bastante mistério, o que me deixava muito curiosa pra sabe o que tava acontecendo. Já as parte de ficção não me agradaram e, para mim, deixaram o livro chato e "falso", principalmente no final, que me deixou meio confusa, e até agora eu não sei se gostei ou não. Mas de todo jeito, eu recomento a leitura, o John Boyne teve uma ótima ideia com a história, a criação dos personagens, a representação da época e da escrita.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário