05/12/2014

[Resenha] A Seleção - Kiera Cass


Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editoria: Seguinte
Número de páginas:368
Ano de Lançamento: 2012

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as
Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


América Singer é uma jovem se dezessete anos que vive com seus pais e mais dois irmãos mais novos na casta cinco. Com o anuncio do inicio de mais uma Seleção, todo o país está preparando suas filhas, e a mãe da América está precionando a à fazer a inscrição. Diferente das demais jovens, América não quer participar da Seleção e muito menos se tornar princesa. A única coisa que ela quer é se casar com o Aspen, um rapaz da casta seis pelo qual ela esta apaixonada e tem um namoro proibido.
A Seleção acontece quando o príncipe atinge idade suficiente para casar e se tornar o rei. Esse concurso é transmitido pela TV para todo o pais, e escolhe as 35 garotas mais bonitas, das que se inscreveram, para ir ao castelo e tentar conquistar o coração para um dia se tornar a rainha.
Após ter seu namoro terminado por Aspen, América sede a pressão da família, se inscreve na Seleção e acaba sendo uma das escolhidas.
Narrado em primeira pessoa, essa distopia composta por três livros começa com a vida da america em sua casa com sua familia ate o momento em que ela descobre que é uma das selecionadas, e é ai que a historia começa. América conhece o príncipe e as outras selecionadas.
A escrita da autora é bem fluida e simples, no entando, não conseguiu me envolver e me prender à história. E apesar de ser a distopia, esse não é o foco principal da história e sim o romance entre os personagens principais, o que me encomodou um pouco. O livro também é bem vago em suas explicações sobre como o pais surgiu e porque existe o sistema e casta e todas as histórias sobre os outros países. Mas talvez isso seja explicado ao longo da série. 
Eu achei esse livro bem parado para um começo de série, ainda mais se tratando de uma distopia se espera guerras, confrontos e rebeliões por parte da população. Além dos ataques rebeldes não ocorrem grandes acontecimentos que mostrem que o livro é mesmo uma distopia. 
No geral foi uma boa leitura apesar de não ser o que eu esperava, então eu recomendo que não vai ler com grandes espectativas de guerras e conflitos. Mas, como eu disse, esse é só o primeiro livro e eu a créditos que os próximos possam ser muito melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário