17/10/2014

[Resenha] A Culpa é das Estrelas - John Green


Titulo: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 288
Ano de publicação: 2012

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.


Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 




A narrativa em primeira pessoa feita pelo ponto de vista da Hazel, que é uma menina de 16 anos, inteligente e bem humorada que, por conta de sua doença, diagnosticada com câncer terminal ela acaba se tornando um tanto quanto melancólica. O Gus é um rapaz de 17 anos, atlético, divertido, inteligente e que também foi diagnosticado com osteosarcoma. Após se conhecerem em um grupo de apoio para pacientes com câncer e a partir daí surge um romance entre eles.
A escrita do John Green pra mim tomos um ritmo mais lento do que eu esperava, o que me incomodou e atrapalhou minha leitura em diversos momentos. Além da dificuldade de me envolver com os personagens e me colocar no lugar deles e consegui senti a angústia passada pela narrativa.
Apesar de não ter conseguido me envolver tanto com a escrita e a história como um todo, não posso deixar de parabenizar o John por seu trabalho em desenvolver uma história de amor entre dois jovens com uma doença tao complicada quanto o câncer. E pelo enredo que, apesar de se tratar de uma tema que muitas vezes pode deixar as pessoas para baixo, não foi deixado de lado o humor dos personagens e a forma como eles lidam com a doença apesar do drama que engloba suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário