26/09/2014

[Resenha] Reconstruindo Amélia - Kimberly McCreight



Título: Reconstruindo Amélia
Autora: Kimberly McCreight
Editoria: Arqueiro
Número de Páginas:
Ano de Lançamento: 2014

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?


Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.


Kate Baron é uma advogada que, no meio de uma reunião de trabalho, é informada de que sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do colégio. No caminho para a escola, Kate se depara com uma confusão se formando em torno do colégio. Amelia morreu. Segundo a policia, cometeu suicídio por não suportar ter levado a suspensão e pulou do telhado.

Algumas semanas após a morte da filha, Kate recebe uma mensagem alegando que Amelia não pulou. O que nos trás as seguintes perguntas: O que realmente aconteceu com ela e quem mandou essa mensagem?
O livro é marcado por datas e narra a vida de ambas as personagens: a de Amélia, contada em primeira pessoa no período que antecede a sua morte. E a vida de Kate a contada em terceira pessoa no período apos à morte de Amélia e alguns trechos de 1997 que mostra um pouco da vida passada de Kate.
Amélia é uma garota de 15 anos muito inteligente
A escrita de Kimberly é muito fluida e ao mesmo tempo elaborada, mesmo sem o uso de palavras difíceis, o que torna a leitura muito mais envolvente. E, apesar de ser uma leitura uma pouco mais densa, decorrente a transição constante de entre tempo passado e presente. Porém, a autora conseguiu amarrar muito bem essas transições e deixa um ar de curiosidade antes de mudar de narradar personagem para onisciente e vice versa.
Um blog anônimo de fofocas da escola, mensagens sem identificação, e muitas reviravoltas, são elementos que aumentam o suspense, a tensão e a curiosidade durante a leitura, que toma um ritmo bem mais acelerado conforme Kate se aproxima da verdade. E fecha com um final realmente inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário